Curiosidades

Café pelo Brasil

By 23 de agosto de 2021 No Comments

Há algumas semanas estamos contando como o café é consumido em diferentes países, mas hoje vamos nos manter em terras brasileiras que, com sua imensidão e diversidade também mostra formas diferentes de consumir um belo cafezinho.

A região Sudeste, maior consumidora de café do país (45%) do total, é sem dúvida a que abrange um maior número de opções. Do famoso pingado (espresso + um “pingo” de leite) que normalmente acompanha um pão da chapa em São Paulo, ao carioca (coado ou espresso diluído com um pouco mais de água) para dar conta do calor no Rio de Janeiro, há cafés para todos os gostos e temperaturas.

E quando pensamos em cafeterias, Belo Horizonte tem tradicionais e ótimas opções delas para atender aos mais exigentes paladares, como a “Academia do Café” e o “Café com Letras”. São Paulo também não fica atrás, como excelentes cafeterias nos mais diversos bairros abrangendo toda a metrópole, como a “Coffee Lab” na Vila Madalena e o “Um Coffee Co” no Bom Retiro.

A segunda região que mais consome café é o Nordeste (22%), com um consumo per capta maior que a médias nacional! Lá, mesmo com as altas temperaturas os cafés mais fortes fazem sucesso e o espresso têm um consumo bastante significativo.

Na região Sul, fica difícil concorrer com o chimarrão, porém é dessa região a cidade com algumas das melhores cafeterias do Brasil: Curitiba! Cafeterias superespecializadas com o que há de melhor no mundo do café estão espalhadas pelos bairros e no centro, sendo praticamente passeio obrigatório para quem visita a cidade. Aqui vão algumas sugestões: Lucca Cafés Especiais, Botanique e o Café Arte e Letra.

As regiões Norte e Centro-Oeste consomem menos café variando entre os tradicionais coados ou preparados em máquinas e o espresso. Em Brasília cafeterias como a Los Baristas – Casa de Cafés e Esnesto cafés Especiais são ótimas opções para saborear um bom café.

 

Fontes:

https://reviewcafe.com.br/dicas-e-receitas/dados-sobre-cafe-no-brasil

https://sindicafe.com.br/nordeste-e-a-regiao-que-mais-consome-cafe-no-pais/

https://vejasp.abril.com.br/blog/delicia-de-conta/cafe-onde-pedir-delivery/

https://veja.abril.com.br/gastronomia/as-melhores-cafeterias-de-curitiba-segundo-veja-comer-beber-2019-2020/