Curiosidades

Cafés pelo mundo: o Café americano

By 13 de agosto de 2021 No Comments

Seguramente você já assistiu a um filme americano e viu alguns personagens bebendo aqueles grandes copos de café. Se o personagem abriu o copo, então você pode ver uma bebida clara, rala, quase parecendo um chá, que chamamos debochadamente de “chafé”.

Sim, este é um fato: os americanos em geral bebem um café preparado com uma proporção de pó/água diferente da qual estamos acostumados. E com esses grandes copos saem todas as manhãs pelas ruas das cidades (pequenas e, principalmente, nas grandes) antes do trabalho.

Desde o século passado o EUA é o maior consumidor de café do mundo e segundo maior em consumo per-capta. Como não é produtor dos grãos, é o maior importador de café há muitos séculos. 62% dos americanos consomem café todos os dias e 70% consomem toda semana!

Essa história começa no século XVII com a chegada do café em Nova Amsterdã – atual Nova York. Logo, substituiu o chá dos ingleses se incorporando a uma nova e própria identidade americana. No século XX, perpetuou sua importância no “american way” (estilo de vida americano) sendo consumido não só como conhecemos em seus diferentes modos de preparo, mas também como bebida pronta e como ingrediente de diversos produtos nos supermercados.

Em casa o preparo mais comum é o filtrado nas cafeteiras elétricas (muito presente nos filmes também).  Nas ruas há esse mesmo filtrado e o espresso com adição de água além de derivações da bebida como cappuccinos e lattes. Nos supermercados e em algumas cafeterias existem os cafés prontos para beber em latas ou garrafinhas, com ou sem leite. Nos últimos anos, os cafés frios (Cold Brew, cafés com gelo, frappés) tiveram seu consumo aumentado, principalmente na população mais jovem – 20% consomem ao menos 1 café frio por semana.

Os números impressionam e não é à toa que o país do “chafé” é um lançador de tendência na atualidade, desde o “boom” das cafeterias de qualidade em Seattle até o consumo do café frio. Para tomar até 500ml de café numa única dose, além de diluído esse café tem que ser de ótima qualidade e isso é confirmado quando vemos que 60% dos grãos importados pelo EUA são de café gourmet e especiais.

Então, já que não dá para fazer uma viagem, que tal prepara um Café Carneiro Reserva Especial coado numa proporção mais diluída, colocar num pelo copo e curtir o momento?!

 

Fontes: BANKS, M.; McFADDEN, C.; ATKINSON, C.  The World Encyclopedia of Coffee.  London: Annes Publishing Limited, 1999  256p.

https://www.revistanegociorural.com.br/noticias/estados-unidos-atingem-novos-recordes-de-consumo-de-cafe/