Receita #SegredoCarneiro

Como fazer um bom café coado?

By 27 de outubro de 2020 No Comments
Como fazer um bom café coado?

Já mostramos aqui em nosso blog vários métodos de preparo da nossa bebida preferida, mas sabemos que o café coado continua sendo – se não o preferido – o método mais utilizado nos lares brasileiros.

E aqui vamos dar as principais dicas para fazer o seu café Carneiro coado da melhor forma possível e extrair a melhor bebida que podemos oferecer.

  1.  Escolhendo o filtro
    Você pode usar tanto o filtro de papel quanto o de pano. Para o filtro de pano é importante que o mesmo esteja sempre limpo. Não recomendamos lavá-lo com detergente, pois pode deixar gosto e atrapalhar o sabor da bebida. Portanto, lave-o em água corrente e, ao menos uma vez por semana, é importante escaldá-lo por no mínimo 5 minutos.
    Para o filtro de papel (que mostramos no vídeo em nosso instagram) é importante escaldá-lo antes de colocar o café, para “limpar” o papel de sabores indesejáveis que comprometem a qualidade final da bebida.
  2. Água filtrada e sem açúcar 
    Reforçamos que é imprescindível o uso da água filtrada ou mineral. A água de torneira – mesmo que fervida – pode ter compostos que alteram o sabor da bebida.
    Outro ponto muito importante é não colocar açúcar na água que você passará o café. O açúcar altera o ponto de fervura da água e ela fica mais quente do que deveria, podendo extrair componentes do café que causam amargor.
    Aliás, a temperatura ideal da água é aquela imediatamente antes de ferver, quando as primeiras bolhas começam a aparecer e se soltar.
  3. Acertando o pó
    Enquanto a água ferve e seu filtro já foi escaldado, coloque o pó no filtro e acerte na proporção para ter um cafezinho bem equilibrado: indicamos 4 colheres de sopa de pó de Café Carneiro para 1 litro de água. Não aperte o pó de café no filtro, mas o deixe uniformemente espalhado.
  4. Passar o café
    Despeje um pouco da água para hidratar o pó, e enquanto se delicia com o cheirinho do café, acrescente o resto lentamente pelas bordas em movimentos circulares até o centro do filtro. Para facilitar esta etapa, use uma chaleira com bico fino.
    Depois, é só apreciar seu cafezinho do jeito que mais gosta, seja com açúcar, adoçante, mel ou puro, mas feito com Café Carneiro!

Gostou dessa dica? Compartilhe com os amigos e família!

Não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais e fique por dentro de dicas e novidades sobre a bebida que mais amamos!

Tem alguma dúvida sobre café ou alguma sugestão? Mande para nós clicando aqui.