Curiosidades

De onde surgiu o costume de beber café pela manhã?

By 7 de janeiro de 2020 No Comments
De onde surgiu o costume de beber café ao acordarmos?

Existem muitos hábitos os quais estamos acostumados e o de beber café pela manhã com certeza é uma das tradições mais fortes do nosso país. Essa dúvida já pairou pela sua cabeça antes? Então acompanhe a leitura e descubra onde surgiu esse costume!

Os primeiros registros se iniciaram no século XVII, na Europa, época em que a cerveja e o vinho eram consumidos pela manhã. Ambos eram mais seguros do que consumir somente água, sujeita à contaminação devido às condições precárias de saneamento da época.

O café, no entanto, que era feito com água fervida, passava a ser uma nova alternativa segura às bebidas alcoólicas. Aqueles que bebiam café ao invés de álcool começavam o dia alertas e estimulados e tanto a qualidade quanto a quantidade de seu trabalham melhoravam consideravelmente.

No Brasil, o hábito ganhou força e popularidade no século IX, quando o país se tornou um produtor e exportador em larga escala. Com farta produção, o preço do café se tornou acessível e uma forma rápida e barata de se começar o dia com a energia necessária. A força do hábito foi tamanha que a primeira refeição do dia, o desjejum, ganhou o nome da bebida: “café da manhã”.

Gostou da curiosidade? Compartilhe com a família e amigos!