Curiosidades

Métodos de Preparo: conheça o Aeropress

By 8 de setembro de 2020 No Comments
Métodos de preparo: conheça o aeropress

Continuando com a nossa apresentação dos diferentes métodos de preparo de café, hoje vamos contar um pouco sobre um dos mais recentes: a Aeropress.

Esse método foi criado em 2005, na California (EUA), por Alan Adler, um criativo professor da Universidade de Stanford.

A Aeropress é como se fosse uma grande seringa que faz o café passar por um filtro através da pressão de um êmbolo. Suas partes são:

  • Tubo externo ou Camisa: o pó e a água são misturados dentro dele e depois se insere o êmbolo.
  • Suporte de filtro: essa peça circular se enrosca na base do tubo externo. O filtro de papel se encaixa dentro dela.
  • Êmbolo ou Pistão: peça que corre por dentro da cafeteira pressionando o ar para baixo.
  • Ponta do Pistão: uma tampa que impede que o ar escape ao ser pressionado.

Conheça o Aeropress

Embora o método seja simples e você tenha liberdade de preparar seu café como bem preferir, algumas dicas são importantes para se extrair a bebida com a melhor qualidade possível:

  1. Coloque o filtro de papel no suporte de filtro, rosqueie no tubo externo e escalde toda essa parte para tirar qualquer sabor residual do filtro;
  2. Apoie o tubo sobre o recipiente onde extrairá a bebida (xícara, cafeteira), coloque o café e a água fervente (quando começar a aparecer algumas bolhas) em movimentos circulares – a proporção padrão seria de 25g de pó para 200ml de água, mas isso pode variar com seu gosto por uma bebida mais forte ou mais suave;
  3. Deixe a infusão de 10 a 30 segundos e em seguida mexa suavemente para quebrar a “crosta” de pó de café
  4. Pressione o êmbolo devagar (por uns 25 segundos) até que todo o café esteja no recipiente, sem deixar o êmbolo encostar no filtro. Observação: não deixar o ar que fica no interior do recipiente passar, evita que os sabores amargos passem para a bebida.

 

A bebida resultante deste método é semelhante ao da Prensa Francesa em relação ao corpo e a intensidade do sabor, mas pode variar em relação ao dulçor,  acidez e amargor, em função do menor tempo de infusão que possibilita bebidas mais doces e ácidas. Por outro lado, como também utiliza-se filtro de papel, retém os óleos do café podendo trazer um perfil de sabor de cafés filtrados.

A Aeropress é um método bastante versátil já que, com poucas alterações (tempo de infusão, proporção pó/água, velocidade de filtragem), a bebida final pode apresentar perfis sensoriais bem diferentes e atender a vários gostos!

 

Tem alguma dúvida sobre Café? Envie para nós!

Não esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais: @cafecarneiro!