Curiosidades

Métodos de preparo: conheça o Sifão

By 20 de maio de 2021 No Comments

Em publicações anteriores, falamos de diversos tipos de preparo de café, cada um deles com suas particularidades e todos possíveis de serem preparados em casa para variar e incrementar nosso delicioso hábito de tomar café.

Continuando nossa jornada, neste texto falaremos sobre o método Sifão (Syphon) ou “globinho” como e apelidado é por aqui.

(fonte: www.hario.jp)

Mais complexo para ser usado em casa – pelo seu custo e atenção que demanda – de todos os métodos que conhecemos para preparar nossa bebida preferida, este é sem dúvida o mais diferente, impressionante e divertido! Primeiro porque o equipamento mais parece um aparato de laboratório de química, segundo, porque mostra processos físicos que em muitos equipamentos não visualizamos: como formação de vácuo e condensação (que acontece na cafeteira italiana, por exemplo).

O método, que foi criado na França, em 1840, consiste das seguintes etapas:

– O aquecimento da água na parte inferior (“globinho”) que cria pressão fazendo com que a água suba para a câmara superior

– Na parte superior a água entra em contato com o pó de café que deve permanecer em fusão de 1 a 3 minutos (dependendo da intensidade da bebida desejada)

– Com a fonte de aquecimento desligada e diminuição da temperatura, cria-se um vácuo na parte inferior fazendo com que a bebida desça passando pelo filtro (na base da parte superior) e voi lá! Está pronto um café encorpado e muito.

Mesmo não preparando em casa, tendo a oportunidade em alguma cafeteria especializada, não deixe de provar a bebida prepara no Sifão, considerada por alguns baristas como a mais equilibrada entre diversos métodos.

 

Gostou deste método? Não deixe de conferir os textos anteriores e nos conte em nossas redes sociais se tem algum método que você gostaria que publicássemos aqui.